Sexta-feira, 2 de Abril de 2010
Mandala

Em sânscrito, a palavra a palavra mandala significa círculo. No buddhismo Vajrayana, mandala refere-se a um tipo de diagrama (sânsc. yantra) simbólico de uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade meditacional, a dimensão pura da mente iluminada. Geralmente, as mandalas são pintadas como thangkas, representadas tridimensionalmente em madeira ou metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Neste último caso, a mandala é desfeita após algumas cerimônias e a areia é jogada em um rio próximo, para que as bênçãos se espalhem. A dissolução de uma mandala serve também como exemplo da impermanência.

 

Ao olhar uma mandala vemos um desenho circular, que contém em seu interior formas variadas. No centro desse desenho há uma área da qual tudo parece ter sido gerado.

O nome mandala faz pensar em energia, em algo misterioso, o que provoca uma atração universal pelas mandalas. Como no passado, hoje todos querem saber o que é, realmente, uma mandala.

Uma mandala representa uma célula, um disco solar ou lunar, um túnel... É impossível dizer o que inspirou a criação da primeira mandala, mas é certo que encontramos mandalas já nos primórdios da evolução humana, pois há desenhos de mandalas nas cavernas pré-históricas, ainda que bastante simplificados.

Ao analisar uma mandala, encontramos alguns elementos comuns a todas. A forma circular é uma regra. 0 ponto central é outro elemento sempre presente na mandala legítima. A repetição ou simetria das formas que constituem o desenho e uma constante.

O ponto principal da mandala é o seu centro, ao redor do qual o desenho parece se desenvolver. Esse ponto é um foco visual que atrai o olhar do observador da mandala.

A forma circular, que cria o campo de desenvolvimento do desenho da mandala, que é limitada por uma linha contínua, fecha o espaço e o divide em parte interior e parte exterior.

Os simbolismos de cada uma das partes que constituem o desenho de uma mandala é interessante. Mesmo que o criador de uma mandala não tenha consciência daquilo que faz, ele coloca em sua criação elementos simbólicos ancestrais. Ao desenhar uma mandala, criamos algo sagrado.

Numa mandala, o espaço interior, onde as formas se desenvolvem é sagrado, aquilo que está fora desse espaço é profano, A linha circular é, portanto, o limite entre o divino e o mundano, entre a consciência e a inconsciência, entre a alma e a matéria, entre a união e a desagregação. A linha circular é uma fronteira.

No interior da mandala há um ponto central, que representa a essência da mandala. Os outros elementos em geral parecem estar em ligação com esse elemento e de certa forma dependem dele, pois se desenvolvem a partir da sua existência. Esse ponto representa uma existência superior, a fonte de toda a criação, Deus.

O desenho da mandala tem quase sempre uma estrutura geométrica, que divide o espaço em porções simétricas. A numerologia e a geometria são analisadas numa mandala de acordo com suas simbologias. A emanação das figuras geométricas e do número de divisões do espaço é uma realidade. Esses dois fatores determinam a chamada "vibração da mandala".

A vibração de uma mandala não está só ligada às suas formas e estrutura numérica. Essa emanação vibracional tem muito a ver com as cores usadas, pois desenho e cor são inseparáveis numa mandala.

O simbolismo das cores e seu poder vibratório criam uma força que define grande parte da atuação vibracional da mandala. Chega a ser quase a metade de sua influência.

Diante do que foi exposto, vimos que a mandala é na verdade um campo de força, no qual as emanações das formas, da estrutura numérica e das cores são poderes vibracionais atuantes.

Sendo assim, uma mandala pode alterar as vibrações daquilo que suas emanações atingem. E isso é uma realidade. Quando fazemos contato visual com uma mandala nossa energia se altera e essa modificação é sempre muito positiva.

O campo de força de uma mandala modifica a nossa energia em vários níveis. Ele estimula a mente, equilibra as emoções e ativa os processos físicos, ajudando a restabelecer sua função plena. A mandala é uma fonte de cura - no sentido amplo, benéfico e quase sagrado que ela tem.

tags:
publicado por fd às 23:52
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.pesquisar
 
.posts recentes

. Simpatia para conseguir a...

. Simpatias para o Amor

. Óleos Essenciais para Enx...

. Óleos Essenciais para Ans...

. Óleos Essenciais para Pel...

. Óleos Essenciais para Acn...

. Ervas Mágicas

. Como usar Ervas Mágicas

. Apelo ao Mestre Jesus

. Dicas para Olho Gordo

. Amuletos contra Olho Gord...

. Banho de Ervas contra Olh...

. Simpatia para Alcançar um...

. Simpatia para Garantir co...

. Para Atrair Prosperidade ...

. Oração para Coisas Imposs...

. Simpatia para Timidez

. Poção para Atrair um Amor

. Cristais para Proteção

. Simpatia para Encontrar D...

. Chakra de Base

.arquivos

. Maio 2012

. Abril 2012

. Maio 2011

. Março 2011

. Abril 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Junho 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Junho 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.tags

. adivinhação(3)

. afrodisíacos(3)

. amor(60)

. amuleto(8)

. anjos(7)

. ano novo(1)

. aquario(7)

. balança(7)

. banhos(22)

. beleza(12)

. budismo(1)

. capricornio(8)

. caranguejo(6)

. carneiro(9)

. casa(7)

. chakra(12)

. como seduzir um signo(12)

. consulta(1)

. crianças(1)

. cristais(5)

. defumadouros(2)

. diccionario(17)

. dinheiro(34)

. emprego(1)

. encantamento(1)

. energia(1)

. escorpiao(9)

. fadas(2)

. fases da lua(2)

. feng shui(10)

. gemeos(9)

. gnomos(2)

. horoscopo chinês(14)

. horoscopo cigano(12)

. horoscopo das deusas celtas(12)

. horoscopo das flores(15)

. horoscopo dos duendes(12)

. horoscopo maldito(12)

. incenso(1)

. incensos(2)

. insenso(1)

. inveja(20)

. leão(6)

. lua(2)

. magia egípcia(3)

. mandala(2)

. mantra(3)

. mantras(1)

. mau olhado(24)

. meditação(2)

. negocios e trabalho(20)

. numerologia(7)

. óleos(4)

. oração(21)

. orações(8)

. orações inveja(1)

. orações mau olhado(1)

. pedras da sorte(3)

. peixes(8)

. planetas(4)

. plantas(20)

. poção mágica(1)

. prosperidade(17)

. relaxar(1)

. ritual(18)

. sagitario(8)

. sagitário(1)

. salmos(1)

. saude(16)

. signos(62)

. simpatia(1)

. simpatias(172)

. sorte(23)

. talismã(3)

. touro(6)

. velas(7)

. virgem(6)

. wicca(7)

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds